Economia

Distribuidoras pedem aumento gradual da adição de biodiesel

O setor acredita que a adição será elevada dos atuais 5% para 7% em 2014, mas pede que a mudança seja gradual


	Usina de biodiesel: a mistura de biodiesel ao diesel está sendo tratada pelo Ministério de Minas e Energia
 (Arquivo/EXAME)

Usina de biodiesel: a mistura de biodiesel ao diesel está sendo tratada pelo Ministério de Minas e Energia (Arquivo/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 16h29.

Rio de Janeiro - Os comerciantes de biodiesel cobram do governo mais tempo para se preparar para o aumento do combustível renovável misturado ao diesel.

O setor acredita que a adição será elevada dos atuais 5% para 7% em 2014, mas pede que a mudança seja gradual: primeiro, para 6% no ano que vem, chegando a 7% em 2015. O tema está em discussão no novo marco regulatório do biodiesel.

“As empresas precisam de um prazo para adaptação de seus dosadores, mudanças para medidores, adaptação de logística para armazenagem de produtos, entrega de produtos, disponibilidade de caminhões”, disse o diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Jorge Luiz Oliveira.

Um dos principais produtos de biodiesel no país, o etanol hidratado liderou as vendas de combustível em 2013, com crescimento de 7,5%.

A redução de impostos e a expansão da oferta, favorecida pelas condições climáticas, aumentaram a competitividade do produto em relação à gasolina.

Levantamento do Sindicom mostra que lideram a produção os estados de São Paulo e Mato Grosso.

A mistura de biodiesel ao diesel está sendo tratada pelo Ministério de Minas e Energia.

O aumento do percentual de biodiesel adicionado ao diesel não exige adaptações nos veículos, que devem vir com garantia de fábrica para operar com a mistura.

Acompanhe tudo sobre:Empresas italianasCombustíveisGasolinaMinistério de Minas e EnergiaÓleo diesel

Mais de Economia

Salário mínimo de 2026 é 4,4 vezes menor que o ideal, aponta DIEESE

Super-ricos taxados no Brasil: qual renda entra na conta do novo imposto

Novo salário mínimo de R$ 1.621 entra em vigor

Correios: TST decide que funcionários em greve terão dias descontados