Exame Logo

Direitos trabalhistas estão assegurados, diz Temer

Presidente destaca a possibilidade de negociação de acordos coletivos, entre empresários e trabalhadores, "de maneira livre e soberana"

Michel Temer: "O desemprego ainda persiste, mas estamos trabalhando o tempo todo para mudar esse quadro" (Ueslei Marcelino/Reuters)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de maio de 2017 às 11h02.

Última atualização em 1 de maio de 2017 às 12h42.

Brasília - O presidente Michel Temer parabenizou os trabalhadores neste 1º de maio em vídeo gravado e disponibilizado nos canais do governo e nas redes sociais nesta manhã.

Em um vídeo de 2 minutos e meio, Temer transmitiu uma mensagem de otimismo, conforme antecipou o Broadcast, demonstrando confiança no ambiente de trabalho do país, com a modernização da legislação trabalhista .

Veja também

Ele começa o vídeo afirmando que esse 1º de maio marca um momento histórico no país. "Iniciamos nova fase. Uma fase em favor do emprego. Estamos fazendo a modernização das leis trabalhistas e você terá inúmeras vantagens", afirma o presidente.

"Primeiro vamos criar mais empregos. Segundo, todos os seus direitos trabalhistas estão assegurados. Com a modernização trabalhista, aprovada pela Câmara dos Deputados, a criação de postos de trabalho, inclusive para os jovens, ocorrerá de forma muito mais rápida", completa.

O presidente afirma no vídeo que a nova lei garante os direitos não só para os empregos diretos, mas também para os temporários e terceirizados. "Todos com carteira assinada. Portanto, concede direitos àqueles trabalhadores que antes não tinham".

Temer destaca a possibilidade de negociação de acordos coletivos, entre empresários e trabalhadores, "de maneira livre e soberana". "O diálogo é a palavra de ordem".

Segundo ele, o resultado será uma relação de trabalho mais harmoniosa, portanto, com menos ações na justiça. O presidente destaca ainda que, com a nova lei trabalhista, empresas que pagarem salários diferentes para homens e mulheres, com mesma função em locais idênticos de trabalho, serão punidas.

Ao final, ele destaca que há menos de um ano, recebeu o país com "muitos milhões de desempregados". "O desemprego ainda persiste, mas estamos trabalhando o tempo todo para mudar esse quadro. Baixamos a inflação de 10,7% ao ano para 4,5%. A área econômica está recuperando a confiança do país. Isso significa que você terá a abertura de mais empregos, muito brevemente."

O presidente encerra a mensagem cumprimento o trabalhador brasileiro e dizendo que traz uma mensagem de otimismo.

"É com trabalho que vamos vencer todos as dificuldades. Os resultados já começam a aparecer. Acredite no Brasil, acredite na força de cada um em transformar o nosso país", afirma.

Acompanhe tudo sobre:Dia do TrabalhoMichel TemerPolíticaReforma trabalhista

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame