Economia

Dilma visita Obama para tratar do sistema interamericano

A visita, a primeira de Dilma à Casa Branca como presidente, ocorrerá poucos dias antes da Cúpula das Américas em Cartagena das Índias (Colômbia)

A secretária de Estado adjunta para a América Latina interina, Roberta Jacobson, destacou a importância da cooperação em matéria econômica entre os dois países (Pedro Santana/AFP)

A secretária de Estado adjunta para a América Latina interina, Roberta Jacobson, destacou a importância da cooperação em matéria econômica entre os dois países (Pedro Santana/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2012 às 16h38.

Washington - Funcionários americanos revelaram nesta segunda-feira que a visita da presidente brasileira, Dilma Rousseff, a Washington em 9 de abril tratará entre outros assuntos do fortalecimento do sistema interamericano e a integração regional.

Dan Restrepo, o principal assessor da Casa Branca sobre a América Latina, disse nesta segunda-feira em uma conferência sobre as relações Brasil-Estados Unidos que na reunião da presidente brasileira com o líder americano, Barack Obama, estará na pauta a Organização dos Estados Americanos (OEA) e como consolidar o sistema interamericano.

A visita, a primeira de Dilma à Casa Branca como presidente, ocorrerá poucos dias antes da Cúpula das Américas em Cartagena das Índias (Colômbia), na qual Restrepo lembrou que os Estados Unidos e o Brasil terão um papel central para promover a integração na região.

Restrepo, que falou em uma conferência no Centro de estudos Woodrow Wilson, ressaltou que Dilma foi a governante sul-americana com quem mais vezes se reuniu, o que demonstra o interesse em consolidar as relações com países emergentes como o Brasil.

Por sua vez, o embaixador brasileiro em Washington, Mauro Vieira, afirmou que a viagem tratará de temas regionais e internacionais e servirá para 'iniciar um novo ciclo de relações' bilaterais nas quais pesarão os aspectos econômicos e comerciais.

Vieira lembrou que apesar das diferenças de opinião em alguns temas, o encontro evidencia o alto nível de relações entre os dois países e desmentiu que tenham sido feitas gestões para que a viagem fosse designada como visita de Estado.

Por sua vez, a secretária de Estado adjunta para a América Latina interina, Roberta Jacobson, destacou a importância da cooperação em matéria econômica entre os dois países, especialmente em campos como as energias alternativas, segurança alimentar, inovação e luta contra o narcotráfico.

Leonardo Martínez-Díaz, subsecretário adjunto do Departamento do Tesouro para a América Latina, garantiu que a visita da governante ocorre em um momento-chave, já que a economia brasileira evoluiu através da disciplina fiscal e da política monetária. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBarack ObamaDilma RousseffPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor