Economia

Desemprego em Portugal cai pela primeira vez em dois anos

Taxa foi para 16,4%, ante 17,7% no primeiro trimestre, segundo dados divulgados nesta quarta-feira


	Centro de empregos em Portugal: taxa vinha subindo continuamente nos últimos dois anos para uma máxima recorde no primeiro trimestre, com o país combatendo sua pior recessão desde os anos 1970
 (Mario Proenca/Bloomberg)

Centro de empregos em Portugal: taxa vinha subindo continuamente nos últimos dois anos para uma máxima recorde no primeiro trimestre, com o país combatendo sua pior recessão desde os anos 1970 (Mario Proenca/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2013 às 09h01.

Lisboa - O desemprego em Portugal caiu pela primeira vez em dois anos no segundo trimestre, para uma taxa de 16,4 por cento, ante 17,7 por cento no primeiro trimestre, segundo dados divulgados nesta quarta-feira.

A taxa de desemprego ainda estava acima dos 15 por cento registrados no mesmo período do ano passado, informou o Instituto Nacional de Estatísticas.

O desemprego vinha subindo continuamente nos últimos dois anos para uma máxima recorde no primeiro trimestre, com o país combatendo sua pior recessão desde os anos 1970 sob o peso da austeridade imposta pelo plano de resgate.

O governo espera que o desemprego atinja um pico de 18,5 por cento no próximo ano, após uma taxa de 18,2 por cento em 2013.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaDesempregoEuropaPiigsPortugal

Mais de Economia

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

FMI confirma sua previsão de crescimento mundial para 2024 a 3,2%

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Mais na Exame