Economia

Desembolsos do BNDES caem 32% no 1º bimestre

O volume de consultas foi de 6,77 bilhões de reais no período, queda de 30 por cento ante o primeiro bimestre do ano passado

BNDES: em 2017, o volume de desembolsos do BNDES foi de 70,75 bilhões de reais (BNDES/Divulgação)

BNDES: em 2017, o volume de desembolsos do BNDES foi de 70,75 bilhões de reais (BNDES/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 21 de março de 2018 às 19h28.

São Paulo - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta quarta-feira que desembolsou 6,85 bilhões de reais em empréstimos no primeiro bimestre, valor que equivale a uma queda de 32 por cento ante mesma etapa de 2017.

O volume de consultas, primeira etapa do processo de pedido de crédito no banco, foi de 6,77 bilhões de reais no período, queda de 30 por cento ante o primeiro bimestre do ano passado.

Já os enquadramentos, uma etapa posterior, recuaram 34 por cento na mesma comparação ano a ano, para 5,3 bilhões de reais. As aprovações, fase imediatamente anterior à concessão efetiva dos recursos, subiram 5 por cento, para 9 bilhões de reais.

Os dados indicam que o ritmo de concessões de financiamentos pelo banco de fomento caminham para o quinto ano consecutivo de queda. Em 2017, o volume de desembolsos do BNDES foi de 70,75 bilhões de reais, o menor nível em uma década.

Neste ano, os financiamentos concedidos pela instituição passaram a ter como referência a Taxa de Longo Prazo (TLP), que usa preços de mercado na concessão de empréstimos, no lugar da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que tinha juros subsidiados.

 

Acompanhe tudo sobre:BancosBNDES

Mais de Economia

Reajuste do salário mínimo em 2025 será de 7,5%; veja histórico de aumento desde 1995

Vendas no comércio recuam 0,4% em novembro

Disseminação de fake news sobre Pix preocupa Banco Central

Indústria nacional recua 0,6% em novembro e dá sinais de perda de dinamismo, avaliam economistas