Economia

Democratização da informação econômica veio para ficar, diz BBV

Em seu comentário semanal, o BBV Banco fala sobre como o Brasil adquiriu o hábito da transparência da informação econômica. Na opinião dos economistas do banco, o trabalho do Grupo de Comunicação Institucional (GCI), do Banco Central, se tornou crucial no processo decisório dos agentes econômicos. As expectativas do mercado coletadas pelo GCI são consideradas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h27.

Em seu comentário semanal, o BBV Banco fala sobre como o Brasil adquiriu o hábito da transparência da informação econômica. Na opinião dos economistas do banco, o trabalho do Grupo de Comunicação Institucional (GCI), do Banco Central, se tornou crucial no processo decisório dos agentes econômicos.

As expectativas do mercado coletadas pelo GCI são consideradas uma ótima fonte de informação para avaliação da credibilidade da política econômica no curto e médio prazos, apesar dessa transparência ser percebida por alguns analistas como um lado do governo vulnerável às críticas. "O retrato atual mostra confiança do mercado na manutenção dos pilares da economia até 2006", diz o comentário do BBV. "A democratização da informação econômica veio para ficar. Não tem volta".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

IBC-BR: prévia do PIB cai 0,20% em outubro

Boletim Focus: mercado diminiu projeção do IPCA em 2025 e 2026

Salário mínimo ideal é quase 5x maior do que valor de 2026, diz DIEESE

Com manutenção da Selic, Brasil segue com 2º maior juro real do mundo