Economia

Demanda do consumidor por crédito sobe 0,6% em 2017

Trata-se da primeira variação positiva do indicador, medido pela FGV, no consolidado anual desde 2012, quando houve expansão de 7,2 por cento

Dinheiro: em dezembro ante novembro com ajuste sazonal, houve queda de 4% na procura por crédito (Alberto Chagas/Thinkstock)

Dinheiro: em dezembro ante novembro com ajuste sazonal, houve queda de 4% na procura por crédito (Alberto Chagas/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de janeiro de 2018 às 09h10.

São Paulo - A demanda do consumidor por crédito cresceu 0,6% em 2017, de acordo com os dado nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) divulgados nesta quarta-feira, 24.

Essa é a primeira variação positiva no consolidado anual desde 2012, quando houve expansão de 7,2%.

Em dezembro ante novembro com ajuste sazonal, houve queda de 4% na procura por crédito, mas, na comparação com igual mês de 2016, o crescimento foi de 3,9%.

Em 2017, as instituições financeiras tiveram retração de 1,3%, enquanto o segmento não-financeiro registrou aumento de 1,8%. Na margem, o setor financeiro recuou 2,5% e o não-financeiro mostrou queda de 5%.

A Boa Vista SCPC destaca, em nota, que a recuperação da atividade econômica inicia um movimento de retomada do consumo que colabora para a elevação da demanda por crédito.

"Ademais, com as recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, espera-se para os próximos meses retomada mais consistente do indicador", avalia a instituição.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresCréditoeconomia-brasileiraFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega