Economia

Economia do Reino Unido fica estagnada em outubro

O PIB do Reino Unido continua 7,9% abaixo do nível de fevereiro

Pessoa usa máscara contra coronavírus em Londres, Reino Unido (Simon Dawson/Reuters)

Pessoa usa máscara contra coronavírus em Londres, Reino Unido (Simon Dawson/Reuters)

A

AFP

Publicado em 10 de dezembro de 2020 às 07h48.

Última atualização em 10 de dezembro de 2020 às 08h39.

A economia do Reino Unido desacelerou 0,4% em outubro devido às restrições comerciais para combater a pandemia de coronavírus, anunciou nesta quinta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS). 

"Este é o sexto mês consecutivo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), depois de uma queda histórica de 19,5% em abril", anunciou o ONS.

Porém, outubro representa uma nova desaceleração na comparação com setembro, quando o crescimento alcançou 1,1% em relação ao mês anterior, e depois de uma forte recuperação em meados do ano graças à suspensão das restrições no país.

Além disso, o PIB continua 7,9% abaixo do nível de fevereiro, antes do impacto total da pandemia, destacou o ONS.

A construção e a produção manufatureira lideraram o crescimento em outubro, enquanto o setor de serviços, que representa quase 80% da economia do Reino Unido, registro leve avanço (+0,2%).

Analistas acreditam em um retorno da contração econômica em novembro, consequência do novo confinamento na Inglaterra e das incertezas sobre o Brexit. Os economistas esperam que em dezembro o recesso de Natal limite o impacto para o fim do ano.

Em novembro, o ministro das Finanças, Rishi Sunak, advertiu que o Reino Unido enfrentava um período de "emergência econômica" e que sofreria uma queda sem precedentes de 11,3% do PIB em 2020 devido à pandemia.

Em 2021, o país deve registrar crescimento de 5,5%, que alcançaria 6,6% em 2022, de acordo com a previsão oficial do ministro.

Acompanhe tudo sobre:PIBReino Unido

Mais de Economia

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado