Economia

Crescimento da indústria dos EUA atinge máxima de 10 meses

PMI final para a indústria dos EUA subiu para 54,7 ante 51,8 em outubro, que havia sido a mínima de um ano


	Indústria nos EUA: recuperação do índice principal em relação ao nível de outubro, que foi impactado negativamente pela paralisação parcial de 16 dias do governo
 (Scott Olson/Getty Images)

Indústria nos EUA: recuperação do índice principal em relação ao nível de outubro, que foi impactado negativamente pela paralisação parcial de 16 dias do governo (Scott Olson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2013 às 11h43.

Nova York - O crescimento da indústria manufatureira dos Estados Unidos se recuperou em novembro da mínima em um ano, enquanto a produção da fabril expandiu no ritmo mais rápido em 20 meses, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O Markit informou que o seu PMI final para a indústria dos EUA subiu para 54,7 ante 51,8 em outubro, que havia sido a mínima de um ano. A leitura de novembro foi a mais alta para o índice desde janeiro e acima da preliminar de 54,3.

Leitura acima de 50 indica expansão.

A recuperação do índice principal em relação ao nível de outubro, que foi impactado negativamente pela paralisação parcial de 16 dias do governo, aconteceu em meio a um crescimento mais rápido na produção e a entrada de novos trabalhos.

A produção cresceu no ritmo mais rápido desde março de 2012, depois de ter ficado praticamente estável em outubro. O subíndice saltou para 57,4 ante 50,6 e acima da preliminar de 57,1.

As novas encomendas avançaram no ritmo mais rápido desde janeiro, com a leitura final de 56,2, superando tanto a preliminar de 54,9 quanto a leitura final para 52,7 de outubro.

"Grandes empresas estão liderando a retomada, tendo escapado do impacto da paralisação, com o crescimento da produção e de novas encomendas avançando nos últimos meses", disse o economista-chefe do Markit, Chris Williamson.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)IndústriaIndústrias em geralPaíses ricosPMI – Purchasing Managers’ Index

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor