Economia

Copom pode interromper ciclo de cortes da Selic hoje

Boletim Focus apontava manutenção da taxa em 7,50% após mais de um ano de cortes

O Copom também considera relevantes os efeitos localizados decorrentes da concentração atípica de reajustes de preços administrados ocorrida no primeiro bimestre de 2011 (Agência Brasil)

O Copom também considera relevantes os efeitos localizados decorrentes da concentração atípica de reajustes de preços administrados ocorrida no primeiro bimestre de 2011 (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2012 às 06h12.

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia na noite de hoje a nova taxa básica de juros, a Selic. O boletim Focus, que indica as expectativas do mercado financeiro, aponta para uma manutenção da taxa no patamar atual, de 7,50%, após mais de um ano de cortes. 

Desde agosto de 2011 o Copom está reduzindo a Selic. Especula-se que hoje esse ciclo pode chegar ao fim. A ata da última reunião do Copom e o comunicado emitido após o encontro indicavam que novos movimentos de corte deveriam ser conduzidos com “máxima parcimônia”. 

A taxa básica de juros menor estimula a atividade econômica. Ela é elevada quando o Banco Central considera a economia aquecida. A inflação está acima do centro da meta (4,5%) e o governo projeta que ela atingirá esse patamar somente no terceiro trimestre de 2013. 

O Goldman Sachs projeta a manutenção da taxa na reunião de hoje, mas não descarta a possibilidade de um corte de 0,25 pp. “Embora a nossa leitura dos números macro indique que o Banco Central deve encerrar o ciclo de flexibilização monetária, o BC tem, no passado recente, adotado uma postura claramente ingênua em face a um cenário de inflação claramente desafiador, o que poderia levar o Copom a realizar um último corte de 0,25 pp”, informa o relatório do Goldman. 

Em relatório, o Itaú ressaltou que as opiniões sobre o movimento do Copom estão divididas entre um novo corte de 0,25 ponto percentual e manutenção da taxa. Mas a equipe de análises macroeconômicas do banco espera um corte de 0,25 ponto percentual

 “O fim do ciclo de corte dos juros no Brasil parece realmente próximo, entretanto, as incertezas que ainda cercam o cenário internacional e a intensidade da recuperação em curso da atividade econômica doméstica não permitem descartar cortes residuais de 0,25 pp na taxa Selic”, informou o Bradesco em boletim diário.

Essa é a penúltima reunião do Copom desse ano. A última será em novembro, nos dias 27 e 28. 

A Selic em 2012

Data da reunião Taxa definida
18 de janeiro 10,50%
7 de março 9,75%
18 de abril 9%
30 de maio 8,50%
11 de julho 8%
29 de agosto 7,50%
Acompanhe tudo sobre:CopomEstatísticasIndicadores econômicosJurosSelic

Mais de Economia

IOF cai em 2025 e compras em dólar no cartão de crédito ficam mais baratas; entenda o que muda

Reajuste do salário mínimo em 2025 incrementará R$ 125,4 bilhões na economia, aponta Dieese

Logística chinesa registra crescimento contínuo

Bets foram barradas por falta de documentos e de idoneidade, diz secretário de Apostas