Economia

Confiança econômica na zona do euro piora de novo em abril

O sentimento econômico nos 17 países que usam o euro caiu para 88,6 em abril ante 90,1 em março segundo dados revisados


	Os dados decepcionantes destacam a dificuldade da zona do euro para sair da recessão e a piora do humor entre empresas e consumidores desde março, depois de um começo de ano otimista
 (Andreas Rentz/Getty Images)

Os dados decepcionantes destacam a dificuldade da zona do euro para sair da recessão e a piora do humor entre empresas e consumidores desde março, depois de um começo de ano otimista (Andreas Rentz/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2013 às 07h42.

Bruxelas - A confiança na economia da zona do euro caiu pelo segundo mês seguido em abril e mais do que o esperado, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, fortalecendo o cenário para um corte na taxa de juros nesta semana.

O sentimento econômico nos 17 países que usam o euro caiu para 88,6 em abril ante 90,1 em março segundo dados revisados, informou a Comissão Europeia. Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda para 89,3.

Os dados decepcionantes destacam a dificuldade da zona do euro para sair da recessão e a piora do humor entre empresas e consumidores desde março, depois de um começo de ano otimista.

Provavelmente ponto de maior preocupação, o pessimismo aumentou na Alemanha, maior economia da Europa, onde a confiança econômica caiu 2,3 pontos.

A confiança também caiu na França e Itália, o que significa que as três maiores economias da zona do euro estão testemunhando um declínio na confiança que é tão crucial para fazer a produção da zona do euro crescer de novo.

A medida da Comissão do ciclo de negócios da zona do euro recuou para -0,93 em abril, ante -0,75 em março e abaixo do nível de -0,89 esperado por economistas.

Muitos agora esperam que o Banco Central Europeu reduza a taxa de juros para baixar o custo de empréstimo e ajudar a melhorar a confiança.

A maioria dos economistas espera que a decisão venha na quinta-feira, com um corte de 0,25 ponto percentual, levando a principal taxa de juros do banco para uma mínima recorde de 0,5 por cento, de acordo com pesquisa da Reuters.

Acompanhe tudo sobre:Nível de confiançaZona do Euro

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito