Economia

Confiança econômica da zona do euro cai em julho; PIB da Espanha e França registram crescimento

Resultado de julho ficou abaixo da expectativa de analistas consultados

Em junho, o índice havia sido de 95,3 pontos (Silas Stein/picture alliance/Getty Images)

Em junho, o índice havia sido de 95,3 pontos (Silas Stein/picture alliance/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 28 de julho de 2023 às 08h32.

O índice de sentimento econômico da zona do euro, que mede a confiança de setores corporativos e dos consumidores, caiu para 94,5 pontos em julho, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 28, pela Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE). Em junho, o índice havia sido de 95,3 pontos.

O resultado de julho ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam recuo do índice a 94,9 pontos.

Apenas a confiança do consumidor subiu de -16,1 pontos em junho para -15,1 pontos em julho, confirmando estimativa preliminar, mas a da indústria caiu de -7,2 para -9,4 pontos no mesmo período e a de serviços piorou de 5,9 para 5,7 pontos

PIB da Espanha sobe 0,4% no 2º trimestre ante trimestre anterior

O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha cresceu 0,4% no segundo trimestre ante o primeiro trimestre deste ano, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira, 28, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O dado veio abaixo das projeções da FactSet, de avanço de 0,6%. Na comparação anual do segundo trimestre, o PIB espanhol teve expansão de 1,8%.

PIB da França sobe 0,5% no 2º trimestre ante 1º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da França cresceu 0,5% no segundo trimestre de 2023 ante os três meses anteriores, segundo pesquisa preliminar divulgada nesta sexta-feira, 28, pelo Insee, como é conhecido o instituto de estatísticas do país.

O resultado ficou acima das expectativas dos analistas da FactSet, que previam alta de 0,2%. Na comparação anual, a economia francesa cresceu 0,9% no trimestre.

Os dados do PIB do primeiro trimestre também foram revisados hoje. Na comparação trimestral, o crescimento foi revisado para baixo, de 0,2% para 0,1%, mas, na comparação anual, houve revisão altista, de 0,8% para 0,9%. 

Acompanhe tudo sobre:Zona do Euroeconomia-internacionalEspanhaFrançaPIB

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor