Economia

Confiança do empresário do comércio aumentou em julho

Bom momento da economia e otimismo sobre o varejo fez o índice subir 2,8% depois de três quedas consecutivas

Comércio em São Paulo: confiança em relação ao varejo subiu 5,7% (Germano Lüders/EXAME.com)

Comércio em São Paulo: confiança em relação ao varejo subiu 5,7% (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2011 às 11h52.

Rio de Janeiro - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio avançou 2,8% em julho, após três meses consecutivos de queda, divulgou hoje a Confederação Nacional do Comércio (CNC). A alta foi puxada pela melhor percepção dos empresários em relação às condições atuais da economia (+5,3%) e do setor comercial varejista (+5,7%).

A alta do mês não foi suficiente para que o índice voltasse ao patamar de abril, confirmando trajetória de acomodação no ritmo de crescimento da atividade econômica, aponta a CNC.

O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) foi o subitem da pesquisa que apresentou a menor elevação (+1,9%). O resultado foi reflexo de altas modestas na percepção em relação à situação atual dos estoques (+1,5%) e na expectativa de contratação de funcionários (+1,8%). Já o nível de investimento apresentou elevação de 2,2%. Em virtude da dificuldade de obter crédito mais barato em julho, houve menor avanço dos investimentos por parte das micro e pequenas empresas do que pelas de maior porte.

De acordo com a CNC, a estimativa, porém, ainda é favorável para o cenário econômico, apesar de haver desaceleração na contratação de novos funcionários. A projeção da entidade é de que sejam criados 2 milhões de empregos até o fim do ano. A previsão é de que as vendas do varejo cresçam 6,5% este ano, sustentadas por uma taxa de emprego baixa e rendimentos reais em alta, com ganhos superiores à taxa de inflação.

O crescimento da confiança dos empresários do comércio foi maior nas grandes e médias empresas (+4%) e menor nas micro e pequenas empresas (+2,2%).

Acompanhe tudo sobre:ComércioConfiançaNível de confiançaVarejo

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito