Economia

Confiança do comércio sobe 0,7 ponto em fevereiro, diz FGV

Com o resultado, o Icom atingiu 69,1 pontos, o maior nível desde agosto de 2015 (69,3 pontos)


	Comércio: com o resultado, o Icom atingiu 69,1 pontos, o maior nível desde agosto de 2015 (69,3 pontos)
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Comércio: com o resultado, o Icom atingiu 69,1 pontos, o maior nível desde agosto de 2015 (69,3 pontos) (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2016 às 09h54.

Rio de Janeiro - O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 0,7 ponto em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta sexta-feira, 26, a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com o resultado, o Icom atingiu 69,1 pontos, o maior nível desde agosto de 2015 (69,3 pontos). Ainda assim, o patamar é historicamente baixo, segundo a instituição.

"A tendência para os próximos meses continua incerta, uma vez que o setor vem enfrentando uma demanda enfraquecida pela piora do mercado de trabalho e da situação financeira das famílias, baixos níveis de confiança do consumidor e instabilidade no ambiente político", avalia o superintendente adjunto de Ciclos Econômicos da FGV, Aloisio Campelo.

"Como reflexo do cenário negativo para o ano, as perspectivas para o emprego no setor continuaram piorando na Sondagem de fevereiro", complementou Campelo em nota oficial.

Em fevereiro, a alta da confiança foi pontual e atingiu apenas quatro dos 13 segmentos. Em termos de horizonte, a melhora também foi concentrada no Índice de Expectativas (IE-COM), que subiu 2,1 pontos, para 75,3 pontos.

O avanço foi puxado pelo otimismo com as vendas previstas para os próximos três meses, que cresceu 4,0 pontos.

O Índice de Situação Atual (ISA-COM), por sua vez, recuou 0,7 ponto, para 64,4 pontos. A maior contribuição veio do quesito que mede o grau de satisfação com o volume atual da demanda, que caiu 0,9 ponto em relação a janeiro.

A coleta de dados para a edição de fevereiro da sondagem foi realizada entre os dias 01 e 23 deste mês e obteve informações de 1.219 empresas.

Acompanhe tudo sobre:ComércioConfiançaEmpresasFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor