Economia

Confiança da indústria apresenta ligeiro crescimento

Para economistas da FGV, resultado de abril vem da combinação da melhora das avaliações sobre momento presente e da piora das expectativas para meses seguintes


	Trabalhador da indústria: prévia da Sondagem da Indústria resulta de consultas a 808 empresas entre os dias 1º e 22 deste mês; FGV divulga o resultado final da pesquisa na próxima quarta
 (Marcos Issa/Bloomberg)

Trabalhador da indústria: prévia da Sondagem da Indústria resulta de consultas a 808 empresas entre os dias 1º e 22 deste mês; FGV divulga o resultado final da pesquisa na próxima quarta (Marcos Issa/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2014 às 10h40.

Rio de Janeiro - O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) constatou ligeira recuperação de março para abril no Índice de Confiança da Indústria (ICI), que fechou este mês com elevação de 0,3%, atingindo os 96,5 pontos, já descontados os efeitos da sazonalidade. Segundo a FGV, a “leve alta interrompe a sequência de quedas iniciada em janeiro passado, mas ainda é insuficiente para impedir que o índice feche o 14º mês consecutivo abaixo da média histórica”.

Os economistas da FGV apuraram que o resultado de abril decorre da combinação da melhora das avaliações sobre o momento presente e da piora das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 1,1%, para 97,7 pontos, mas, em contrapartida, o Índice de Expectativas (IE) manteve a trajetória de queda, diminuindo 0,5%, para 95,3 pontos. Os dados preliminares de abril indicam queda de 0,2 ponto percentual no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), para 84,2%.

Na série sem ajuste sazonal (quando a comparação se dá com o mesmo mês do ano passado), no entanto, o resultado preliminar do Índice de Confiança da Indústria chega a registrar queda de 0,74%, nesse caso apresentando melhora de 0,08 ponto percentual.

A prévia da Sondagem da Indústria resulta de consultas a 808 empresas entre os dias 1º e 22 deste mês. A FGV divulga o resultado final da pesquisa na próxima quarta-feira (30).

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaEmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasIndicadores econômicosIndústriaNível de confiança

Mais de Economia

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Fazenda mantém projeção do PIB de 2024 em 2,5%; expectativa para inflação sobe para 3,9%

Mais na Exame