Economia

Concentração de soja influenciou PIB da agropecuária

A perspectiva para a safra de soja é de aumento de 11,9% no volume produzido, segundo o IBGE


	Agricultura: "Em relação à soja, 61% da safra é concentrada no primeiro trimestre e outros 36% no segundo trimestre", afirma coordenadora do IBGE
 (Arquivo/Agência Brasil)

Agricultura: "Em relação à soja, 61% da safra é concentrada no primeiro trimestre e outros 36% no segundo trimestre", afirma coordenadora do IBGE (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2015 às 13h44.

Rio - A queda de 2,7% no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no segundo trimestre de 2015 em relação aos três meses anteriores foi puxada pelo menor volume da produção de soja e pela perspectiva de baixa na safra de café, explicou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Em relação à soja, 61% da safra é concentrada no primeiro trimestre e outros 36% no segundo trimestre. É bem menor do que no primeiro. Além disso, neste trimestre entra a safra de café, que tem perspectiva de baixa no ano", afirmou Rebeca.

Em relação ao 2014, porém, a soja é um impacto positivo na alta de 1,8% no PIB agropecuário no segundo trimestre. A perspectiva para a safra de soja é de aumento de 11,9% no volume produzido, segundo o IBGE. Para o café, é esperada queda de 4,1%.

Acompanhe tudo sobre:IBGEEstatísticasIndicadores econômicosPIBCommoditiesSoja

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1