Economia

Conab: safra de grãos 2011/2012 deve ser menor

No entanto, é previsto aumento da área plantada no período

A estiagem na Região Sul e em parte do Sudeste, além do sudoeste de Mato Grosso do Sul, afetou as lavouras de milho e soja, os dois principais produtos em volume plantado (Wikimedia Commons)

A estiagem na Região Sul e em parte do Sudeste, além do sudoeste de Mato Grosso do Sul, afetou as lavouras de milho e soja, os dois principais produtos em volume plantado (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2012 às 10h23.

Brasília - A estimativa de área plantada com grãos no país na safra 2011/2012 é 51,68 milhões de hectares, de acordo com o oitavo levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado hoje (10). A área é 3,6%, ou 1,81 milhão de hectares, maior do que a plantada na safra anterior, 49,87 milhões de hectares. Apesar desse aumento, o volume colhido deve ser 160,06 milhões de toneladas, uma queda de 1,7% em relação ao ciclo 2010/2011, que atingiu o recorde de 162,8 milhões de toneladas.

Segundo a Conab, o principal motivo da queda de produção foram as condições climáticas desfavoráveis, principalmente no período entre 15 de novembro de 2011 e 15 de janeiro deste ano. A estiagem na Região Sul e em parte do Sudeste, além do sudoeste de Mato Grosso do Sul, afetou as lavouras de milho e soja, os dois principais produtos em volume plantado.

As culturas que cresceram em área foram as de milho e soja. Arroz e feijão sofreram redução de área plantada. De acordo com a Conab, o feijão, a queda se deve a problemas de comercialização, à estiagem no Nordeste e a preços baixos. No caso do arroz, a redução ocorreu por falta de água nos reservatórios, aumento do custo de produção e também preço pouco atrativo aos produtores.

A Conab informou ainda que “a estiagem castiga a produção em geral” no Semiárido do Nordeste e a queda na produção deve chegar a 40%, o que representa uma redução de 1,24 milhão de toneladas de grãos, principalmente milho e feijão.

Acompanhe tudo sobre:Empresas estataisAgriculturaTrigoAgronegócioMinistério da Agricultura e PecuáriaConab

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro