Economia

Conab eleva safra de milho para recorde e mantém soja

Companhia espera safra recorde de milho em 69,48 milhões de toneladas, ante projeção de 67,79 milhões de toneladas em junho

Plantação: a Conab estimou a safra de soja do Brasil na temporada 2011/12 em 66,37 milhões de toneladas (Arquivo)

Plantação: a Conab estimou a safra de soja do Brasil na temporada 2011/12 em 66,37 milhões de toneladas (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2012 às 10h40.

São Paulo - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou nesta quinta-feira a previsão de safra de milho do Brasil 2011/12 para um recorde de 69,48 milhões de toneladas, ante projeção de 67,79 milhões de toneladas em junho.

A estimativa representa um crescimento de mais de 20 por cento ante a temporada passada, quando o Brasil produziu 57,4 milhões de toneladas de milho.

"O forte incremento observado nos importantes Estados produtores da região Centro-Oeste e no Paraná ajuda a explicar o surpreendente desempenho da lavoura nesta temporada...", afirmou a Conab em nota, destacando o fato de que a segunda safra vai assumir cada vez mais a "importância até então reservada à safra de verão".

Segundo a Conab, além do crescimento de área, o desempenho do clima durante toda a fase produtiva do cereal foi responsável pelos recordes de produtividade observados especialmente nos dois maiores Estados produtores, Mato Grosso e Paraná, na segunda safra.

A colheita da segunda safra de milho do Brasil, que deverá atingir um recorde (34,5 milhões de toneladas, ante 21,5 milhões de toneladas em 10/11), está em andamento e colabora para a marca histórica.

A área plantada na primeira e segunda safras atingiu 15,1 milhões de hectares, ante 13,8 milhões de hectares na temporada anterior.

Em 2011/12, o milho superou a soja como a maior colheita de grãos do país. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores globais do cereal.

A produção de milho do país, apesar de recorde, ainda sofreu com problemas de seca na primeira safra no Sul.

Soja

A Conab estimou nesta quinta-feira a safra de soja do Brasil na temporada 2011/12 em 66,37 milhões de toneladas, previsão estável na comparação com o levantamento divulgado em junho.

A colheita 11/12 de soja do Brasil, o segundo produtor global após os Estados Unidos, já está encerrada.


A safra de soja 11/12 foi severamente afetada por uma seca, que atingiu bastante as lavouras do Sul do país. No ano passado, o Brasil produziu um volume recorde da oleaginosa (75,3 milhões de toneladas).

A safra de algodão em pluma do Brasil 11/12 foi estimada em 1,90 milhão de toneladas, ante 1,97 milhão na previsão de junho e contra 1,96 milhão na colheita do período anterior.

Já a safra de trigo do Brasil, um importador líquido do cereal, foi projetada em 2012 em 5,03 milhões de toneladas, ante 5,10 milhão em junho e contra 5,78 milhões no ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioCommoditiesConabEmpresas estataisMilhoMinistério da Agricultura e PecuáriaSojaTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor