Economia

Conab eleva projeção para safra deste ano

A safra de grãos 2009/2010 está estimada em 143,95 milhões de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), segundo o sexto levantamento do ciclo divulgado na manhã de hoje. Pelos números da Conab, o resultado, se confirmado, representará o segundo melhor da história, ficando muito próximo da colheita do ciclo 2007/2008, de 144,1 milhões de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 14h28.

A safra de grãos 2009/2010 está estimada em 143,95 milhões de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), segundo o sexto levantamento do ciclo divulgado na manhã de hoje. Pelos números da Conab, o resultado, se confirmado, representará o segundo melhor da história, ficando muito próximo da colheita do ciclo 2007/2008, de 144,1 milhões de toneladas de grãos.

Segundo a Conab, a área cultivada com as principais culturas (algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, mamona, milho, soja sorgo, aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale) é de 47,65 milhões de hectares. A área equivale ao mesmo território plantado no ciclo 2008/2009. "Este resultado mostra que, nos últimos seis anos, a área plantada com as culturas em questão se mantém na faixa de 47 de hectares, exceção da safra 2004/2005, quando foram cultivados 49,1 milhões de hectares", destacaram os técnicos da estatal.

A soja e o feijão primeira safra tiveram aumento de área, ao contrário de outras culturas como o algodão (queda de 25,6 mil hectares), o arroz (redução de 113,9 mil hectares), o milho primeira safra (diminuição de 1,11 milhão hectares) e o milho segundo safra ( queda de 164,2 mil hectares).

De acordo com os profissionais, as principais culturas da primeira safra de verão (algodão, arroz, feijão, milho e soja), na região Centro-Sul, estão com o plantio concluído e as de segunda safra, de feijão e milho estão em fase adiantada, predominando o estágio de desenvolvimento vegetativo, finalizando no mês de março. Nas regiões Norte e Nordeste, o plantio vai desde o mês de dezembro (no Oeste da Bahia, Sul do Maranhão e Sul do Piauí) até o mês de maio e início de junho, quando há atraso da estação das chuvas nos Estados de Alagoas, Sergipe, região Agreste de Pernambuco e Nordeste da Bahia.

A soja deve registrar produção de 67,57 milhões de toneladas, o que consolidará a safra do grão como a maior da história do País o que já era previsto nas edições mensais anteriores dos levantamentos da Conab. O volume é 18,2% ou 10,4 milhões de toneladas superior ao produzido em 2008/09. Este crescimento se deve, de acordo com os técnicos da Conab, ao aumento da área de plantio e também à recuperação da produtividade nos Estados da Região Sul e de Mato Grosso do Sul. Na safra anterior, essas regiões foram prejudicadas pelas chuvas irregulares e estiagens prolongadas.

Para reajustar os números, os técnicos da Conab conversaram com representantes de cooperativas e sindicatos rurais, órgãos públicos e privados, no período de 22 a 26 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAlimentosConabCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEmpresas estataisMinistério da Agricultura e PecuáriaTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor