Economia

Comissão Europeia propõe fundo mais amplo para zona do euro

O volume adicional de recursos será garantido por todos os 27 membros da União Europeia e os empréstimos seguirão condições definidas pelo FMI

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2010 às 11h03.

Bruxelas - A Comissão Europeia vai pedir aos ministros de Finanças da União Europeia neste domingo para ampliarem para os próprios Estados do bloco um mecanismo de ajuda voltado atualmente a países fora da zona do euro. O objetivo é salvaguardar a estabilidade financeira da área de moeda comum, afirmaram fontes da União Europeia.

A Comissão também pedirá durante a reunião extraordinária de ministros do bloco para aumentar a quantia atualmente disponível do mecanismo, chamado de instrumento de balanço de pagamentos, em 60 bilhões de euros (80,5 bilhões de dólares).

O valor máximo disponível atualmente é de 50 bilhões de euros.

Fontes da União Europeia disseram que o valor adicional de 60 bilhões de euros será usado como base de capital para empréstimos, o que permitiria à Comissão levantar até 10 vezes essa quantia.

O volume adicional de recursos será garantido por todos os 27 membros da União Europeia e os empréstimos, se concedidos a um membro do bloco, seguirão condições definidas pelo Fundo Monetário Internacional, disse uma fonte da União Europeia.

Como medida adicional voltada apenas para os países da zona do euro, a Comissão vai propor um outro mecanismo de empréstimos intergovernamentais, disse a fonte.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFMI

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro