Economia

Comissão de Ética absolve ex-vice da Caixa Deusdina dos Reis

O colegiado avaliou uma denúncia apresentada pelo ex-ministro José Eduardo Cardozo contra o também ex-ministro Fábio Medina Osório

Caixa: a executiva foi acusada de tráfico de influência (Caixa/Divulgação)

Caixa: a executiva foi acusada de tráfico de influência (Caixa/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 21h29.

Brasília - O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência, Mauro Menezes, afirmou nesta segunda-feira, 19, que o colegiado decidiu, por 3 votos a 2, absolver a ex-vice-presidente da Caixa, Deusdina dos Reis Pereira (Fundos de Governo e Loterias), da acusação de tráfico de influência ao negociar cargo em uma estatal como moeda de troca para liberação de crédito.

"Os conselheiros, por maioria, entenderam que a mensagem eletrônica enviada pela ex-vice-presidente da Caixa ao atual presidente da Cemig, ele assumiu três dias depois, não seria suficiente a configurar uma infração ética", disse Menezes.

Outros casos

Menezes disse ainda que o colegiado avaliou uma denúncia apresentada pelo ex-ministro José Eduardo Cardozo contra o também ex-ministro Fábio Medina Osório, que o sucedeu na Advocacia-Geral da União.

"A comissão decidiu aplicar penalidade de censura ética ao ex-ministro Fabio Medina por transgressão ética", disse. Cardozo protocolou a representação contra seu sucessor por entender como tentativa de intimidação o pedido de abertura de sindicância feito por Medina, assim que Michel Temer assumiu no lugar da petista Dilma Rousseff. Medina pediu para que a conduta de Cardozo na defesa da presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment fosse analisada.

Acompanhe tudo sobre:BancosExecutivosCaixaGoverno

Mais de Economia

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1

Clubes de futebol enfrentam aumento de tributos com nova regra fiscal

Fazenda projeta crescimento do PIB de 2,3% e IPCA de 3,6% em 2026