Economia

Comércio e construção terão dados ajustados, diz FGV

Nos últimos meses, a FGV já vinha divulgando, para a Sondagem do Comércio, resultados com um "ajuste sazonal experimental"


	Comércio: FGV deve soltar comunicado com detalhes da mudança nos próximos dias
 (REUTERS/Sergio Moraes)

Comércio: FGV deve soltar comunicado com detalhes da mudança nos próximos dias (REUTERS/Sergio Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2014 às 14h54.

Rio - A Fundação Getulio Vargas (FGV) passará a divulgar, em novembro, dados das sondagens do Comércio e da Construção com ajuste sazonal.

Até hoje, os resultados das séries, criadas há pouco mais de quatro anos, vinham sendo anunciados oficialmente apenas com variações trimestrais interanuais, que permitiam visualizar a tendência desses índices de confiança, mas sem ter clara identificação do resultado na ponta, como já ocorre com séries mais antigas (Indústria, Consumidor, Serviços).

Nos próximos dias, a instituição deve soltar um comunicado com detalhes da mudança.

Hoje, o superintendente adjunto de Ciclos Econômicos da FGV, Aloisio Campelo, adiantou que serão ajustados o Índice de Confiança do Comércio (Icom) e o Índice de Confiança da Construção (ICST), bem como seus subíndices, o Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativas (IE).

Nos últimos meses, a FGV já vinha divulgando, para a Sondagem do Comércio, resultados com um "ajuste sazonal experimental".

A mudança definitiva, porém, dependia da consolidação e de uma avaliação crítica desses resultados, já que a série é recente, iniciada em março de 2010.

O mesmo valia para a Sondagem da Construção, iniciada em julho de 2010.

Neste período inicial, a FGV revisará a série ajustada sazonalmente todos os meses, a exemplo do que já fazem outras instituições, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ou seja, a cada novo resultado, os dados anteriores da série ajustada poderão sofrer modificações.

Ainda não há definição sobre a divulgação de outros dados ajustados sazonalmente, como a confiança por setores do comércio ou da construção.

As sondagens desses setores referentes a novembro serão divulgadas nos dias 25 (Construção) e 27 (Comércio) do próximo mês.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasIndicadores econômicosTendências

Mais de Economia

IBC-Br: prévia do PIB sobe 0,80% em setembro, acima do esperado

Após explosões na Praça dos Três Poderes, pacote de corte de gastos só será anunciado depois do G20

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula