Economia

Colheita de soja do Brasil elevada a 91,8 mi toneladas

Levantamento da consultoria Safras & Mercado indica aumentos generalizados


	Colheitas de soja são transferia para carretas de caminhões: estimativa para a produtividade também é maior, atingindo 3.112 kg por hectare
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Colheitas de soja são transferia para carretas de caminhões: estimativa para a produtividade também é maior, atingindo 3.112 kg por hectare (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2014 às 15h30.

São Paulo - A safra brasileira de soja deverá ser de 91,8 milhões de toneladas em 2013/14, contra uma previsão anterior de 90,94 milhões de toneladas, disse nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado.

O levantamento indica aumentos generalizados, tanto de área como de produção nos Estados, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, informou a consultoria.

"Essa revisão para cima na produção está ligada à combinação de leves ajustes positivos na área, e ajustes mistos no rendimento médio em importantes Estados produtores", disse o analista associado da consultoria, Flávio França Júnior, em nota.

A Safras estima uma área 6 por cento maior na atual temporada em relação ao ciclo 2012/13, somando 29,5 milhões de hectares.

A estimativa da consultoria para a produtividade também é maior, atingindo 3.112 kg por hectare, contra 2.949 kg/hectare do ciclo anterior.

O analista acrescentou que, em termos de produtividade, o comportamento favorável predominante do clima em janeiro foi decisivo para a elevação da média geral, apesar do registro de problemas parciais em alguns Estados como Goiás e Mato Grosso do Sul.

Para as exportações de soja do Brasil, a estimativa é de que os embarques totalizem 46 milhões de toneladas em 2014, 7 por cento acima do volume escoado no ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaCommoditiesSafras agrícolasSojaTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor