Economia

CNA propõe suspensão do comércio com a Argentina

O diretor de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Carlos Sperotto, defendeu nesta segunda-feira (10) que o Brasil suspenda o comércio com a Argentina até que sejam estabelecidas regras claras para as transações comerciais entre os dois países. Ele comentou a decisão do secretário de Comércio da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

O diretor de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Carlos Sperotto, defendeu nesta segunda-feira (10) que o Brasil suspenda o comércio com a Argentina até que sejam estabelecidas regras claras para as transações comerciais entre os dois países.

Ele comentou a decisão do secretário de Comércio da Argentina, Guilhermo Moreno, que teria se reunido com diretores dos supermercados e teria anunciado a proibição de entrada de alimentos importados que tenham similares produzidos localmente. A medida valeria a partir de 1º de junho.

Ainda sem saber oficialmente sobre as restrições impostas pela Argentina, Sperotto disse que o veto é uma medida "impensada". Ele lembrou que o comércio entre os dois países segue "equilibrado", mas ressaltou que a decisão da Argentina não o surpreende. "A Argentina é sempre uma caixa de surpresa", disse.

O representante da CNA defendeu que o Brasil tome medida "similar", ou seja, imponha restrições às importações de produtos argentinos, especialmente arroz e trigo. "É preciso parar o comércio, colocar estacas para forçar a Argentina a negociar", completou.

Acompanhe tudo sobre:ComércioAmérica LatinaComércio exteriorExportaçõesArgentina

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro