Economia

China tem interesse em acordo de livre comércio, diz Obama

O presidente americano disse que o país asiático está interessado em acordo negociado com 12 nações da Ásia-Pacífico

O presidente americano, Barack Obama: "já começaram a sondar sobre sua eventual participação em algum momento" (Saul Loeb/AFP)

O presidente americano, Barack Obama: "já começaram a sondar sobre sua eventual participação em algum momento" (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2015 às 22h37.

Priorizar nos meus resultados Google

Washington - O presidente dos Estados Unidos Barack Obama disse nesta quarta-feira que a China está interessada no Acordo de Cooperação Econômica (TPP) negociado com 12 países da região Ásia-Pacífico sem a participação de Pequim.

"Já começaram a sondar sobre sua eventual participação em algum momento", declarou Obama na rádio Marketplace.

O TPP, que representa 40% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, é uma prioridade para Obama, que defende seu potencial para os exportadores americanos.

Entretanto, uma parte do Congresso, principalmente a ala protecionista do partido Democrata, se opõe.

Há várias semanas Obama dá declarações na tentativa de convencer os congressistas a respeito dos benefícios da iniciativa.

"Estamos completamente integrados à economia mundial. (...) A questão é como fixar um número de regras e adaptar-se utilizando da melhor forma possível as incríveis vantagens que temos a nosso alcance", disse o presidente.

Os países que participam nas negociações do TPP são Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Estados Unidos, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)ChinaBarack Obama

Mais de Economia

Ata do Copom não descarta novos cortes da Selic mas cita 'aumento de incerteza'

BC mantém espaço para novo corte da Selic após eleições, dizem economistas

Com Selic a 13,75% ao ano, Brasil segue com o maior juro real do mundo

BC corta a Selic pela 5ª vez seguida e taxa de juros no Brasil cai para 13,75%