Economia

China espera manter déficit fiscal abaixo de 3% do PIB

A meta de 3% é superior à estabelecida no início de 2013, de que o déficit fiscal poderia corresponder a 2% do PIB do país


	Nos últimos meses, o crescimento da receita fiscal da China tem diminuído, à medida que as despesas subiram para sustentar o crescimento econômico
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Nos últimos meses, o crescimento da receita fiscal da China tem diminuído, à medida que as despesas subiram para sustentar o crescimento econômico (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2013 às 06h53.

Pequim - A China espera que o seu déficit fiscal corresponda a menos de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2013 para continuar distante de crise de dívida em potencial. A informação fazia parte de um relatório divulgado pelo China Business News, sem identificar fontes.

Nos últimos meses, o crescimento da receita fiscal da China tem diminuído, à medida que as despesas subiram para sustentar o crescimento econômico. Isso resultou em uma pressão adicional sobre o déficit fiscal chinês.

A meta de 3% é superior à estabelecida no início de 2013, de que o déficit fiscal poderia corresponder a 2% do PIB da China.

Ainda assim, o déficit da China ainda está dentro de níveis administráveis, e muitos economistas tem sugerido que o país pode tolerar um déficit orçamental superior, enquanto a China tenta reequilibrar sua economia e acelerar os gastos de bem-estar social.

De acordo com o relatório, se conseguir manter o déficit fiscal abaixo de 3% em 2013, dificilmente o país sofrerá rebaixamento em suas avaliações feitas pelas agências de classificação de risco. De acordo com o jornal, qualquer rebaixamento poderia levar a problemas mais graves de gestão da dívida. O relatório acredita que o governo apenas sinaliza que os governos locais devem apertar o cintos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaIndicadores econômicosPIBPolítica fiscal

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1