Economia

Caso do Chipre não é modelo para outros resgates, diz BCE

Segundo presidente do banco, sua proposta para a ajuda da ilha não contemplava a participação dos depositantes


	Mario Draghi, presidente do BCE, sorrindo: Draghi explicou que cada um dos países que até agora recorreram a um resgate se encontravam em situações muito "distintas"
 (Alex Domanski/Reuters)

Mario Draghi, presidente do BCE, sorrindo: Draghi explicou que cada um dos países que até agora recorreram a um resgate se encontravam em situações muito "distintas" (Alex Domanski/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2013 às 11h25.

Frankfurt - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse nesta quinta-feira que o resgate do Chipre "não é um modelo" que será aplicado em outros países e que a proposta da instituição para a ajuda da ilha não contemplava a participação dos depositantes.

O presidente do BCE atribuiu a um "mal-entendido" as controvertidas declarações do chefe do eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, que afirmou que o resgate do Chipre seria um modelo.

Draghi explicou que cada um dos países que até agora recorreram a um resgate se encontravam em situações muito "distintas", como por exemplo no caso da "da Irlanda e Espanha".

No entanto, o presidente do BCE insistiu na necessidade de se atuar com rapidez em situações como as vividas na Irlanda, Grécia e Espanha, porque "qualquer demora é extremamente decepcionante".

Draghi conversou com a imprensa após o Conselho do BCE, que além dos assuntos sobre política monetária tratou do caso do Chipre.

A instituição decidiu manter as taxas de juros na zona do euro em 0,75%, mesmo índice desde julho de 2012. 

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasBCEChipre

Mais de Economia

Qual será o valor do salário mínimo em 2026?

Selic vai cair em janeiro? Mercado foca no comunicado do Copom

Banco Europeu destina 300 milhões de euros para modernizar rede elétrica da Bahia

IPCA de novembro acelera e fecha em 0,18% após queda em outubro