Economia

Cantareira interrompe quedas e nível permanece estável

Outros três mananciais, entre eles Alto Tietê e Guarapiranga, também permaneceram com o mesmo volume armazenado de água

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2015 às 10h20.

São Paulo - O Sistema Cantareira interrompeu uma sequência de três quedas consecutivas e voltou a se manter estável nesta quinta-feira, 8, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Outros três mananciais, entre eles Alto Tietê e Guarapiranga, também permaneceram com o mesmo volume armazenado de água.

De acordo com a Sabesp, o Cantareira continua com 6,8% - capacidade que também havia sido registrada na quarta-feira, 7. Segundo a companhia, a pluviometria do dia sobre a região do reservatório foi de 13,1 milímetros, inferior ao do dia anterior quando choveu 17,6 mm.

Já o volume acumulado nos primeiros oito dias do mês é de 45,7 mm, cerca de 65% caso estivesse chovendo a média histórica de janeiro.

Para calcular a capacidade do manancial, a Sabesp considera duas cotas do volume morto, a primeira de 182,5 bilhões de litros e a segunda de 105 bilhões de livros, que passaram a ser captadas em maio e outubro, respectivamente.

Outros mananciais

Além do Cantareira, outros três reservatórios continuam com o mesmo volume de água: Alto Tietê, Guarapiranga e Alto Cotia. O nível dos sistemas Rio Claro e Rio Grande, no entanto, sofreu queda.

Sobre a região do Alto Tietê, foi registrado pluviometria de 3,1 mm. O reservatório está com 11,7% da capacidade nesta quinta-feira, o mesmo do dia anterior.

O número que já leva em conta 39,4 bilhões de litros de água do volume morto.

Já no Guarapiranga choveu 10,8 mm, de acordo com a Sabesp, e o manancial opera com 39,9%. Por sua vez, o Alto Cotia permanece com 30,9% da capacidade.

Tanto o Rio Grande quanto o Rio Claro sofreram queda de 0,3 ponto porcentual do seu volume armazenado de água, depois de 24 horas sem registro de chuva.

O primeiro reservatório caiu para 71,3%, ante 71,6% do dia anterior. Já o segundo chegou a 29% e estava com 29,3% na quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstado de São PauloEstatais brasileirasSabespSaneamentoServiços

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega