Economia

Canadá tem superávit orçamentário após 6 anos de déficit

A notícia é boa para o primeiro-ministro conservador, Stephen Harper, que busca um raro quarto mandato na eleição marcada para 19 de outubro


	O primeiro-ministro canadense Stephen Harper: segundo Harper, não há chance de um déficit neste ano, apesar da forte queda recente nos preços do petróleo
 (Abdelhak Senna/AFP)

O primeiro-ministro canadense Stephen Harper: segundo Harper, não há chance de um déficit neste ano, apesar da forte queda recente nos preços do petróleo (Abdelhak Senna/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2015 às 17h57.

Toronto - O governo do Canadá teve superávit orçamentário de 1,9 bilhão de dólares canadenses (US$ 1,04 bilhão) no ano fiscal encerrado em 31 de março, o primeiro resultado positivo após seis anos consecutivos de déficit. A previsão do governo era de déficit de 2,0 bilhões de dólares canadenses.

A notícia é boa para o primeiro-ministro conservador, Stephen Harper, que busca um raro quarto mandato na eleição marcada para 19 de outubro.

Segundo Harper, não há chance de um déficit neste ano, apesar da forte queda recente nos preços do petróleo. O Canadá entrou em recessão nos primeiros seis meses deste ano, afetado pelo declínio do petróleo e pela desaceleração da economia da China.

"Essa é uma notícia inacreditavelmente boa", disse Harper em um evento de campanha na Colúmbia Britânica. "Apesar de todos os problemas do mundo, nosso país tem um orçamento equilibrado", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:CanadáPaíses ricos

Mais de Economia

Análise: Sem clareza sobre o ajuste fiscal, alta de juros em 2024 entra no radar dos diretores do BC

Plano Real, 30 anos: Armínio Fraga, o tripé macroeconômico e os desafios de manter o plano vivo

Com Selic a 10,5% ao ano, Brasil está entre os três países com maior taxa de juro real do mundo

"Se essa economia de R$ 9,2 bilhões não vem, vamos ter que aumentar o bloqueio", diz Planejamento

Mais na Exame