Câmara terá gabinete de inteligência sobre reforma da Previdência
Técnicos do Ministério da Economia ficarão de plantão para fornecer informações específicas e comuniciar os deputados
Reuters
Publicado em 2 de maio de 2019 às 12h46.
Última atualização em 2 de maio de 2019 às 13h15.
A Câmara dos Deputados terá um "gabinete de inteligência" com técnicos da equipe econômica de plantão na Casa para tirar dúvidas de parlamentares sobre a reforma da Previdência , disse nesta quinta-feira, 2, a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).
Segundo ela, a equipe do Ministério da Economia já estava à disposição de parlamentares, mas agora técnicos da pasta ficarão de plantão para fornecer informações específicas e municiar os deputados.
"A gente só vai vencer de fora para dentro, a ideia é explicar para a população, engajar a população", disse a líder.
Joice avaliou que a articulação política do governo já apresentou melhoras, mas admitiu que temas como as mudanças nas regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural, dois dos pontos mais polêmicos da proposta, devem ser alterados no texto da PEC.
"BPC e rural é meio que favas contadas. Vai ter uma mexida. Eu não sei o tamanho da mexida", disse a líder.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência tramita em uma comissão especial, que debaterá o mérito da matéria. Na próxima semana, o relator da PEC, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), deve apresentar uma proposta de cronograma.
Segundo o presidente da comissão, Marcelo Ramos (PR-AM), a ideia é que o cronograma trabalhe com o horizonte de uma votação em plenário em julho. Pelas estimativas dele, o relatório da proposta deve ser apresentado na primeira semana de junho, mas o plano de trabalhos ainda precisa ser acordado com coordenadores de bancadas da comissão.