São Paulo - A Califórnia ultrapassou a França e se tornou a 6ª maior economia do mundo.
De acordo com os últimos dados divulgados pelo Escritório de Análise Econômica dos Estados Unidos, o PIB do estado atingiu US$ 2,46 trilhões em 2015 enquanto o tamanho da economia da França é estimado em US$ 2,422 trilhões.
No começo do ano passado, a Califórnia já havia ultrapassado o Brasil, com o qual era comparada em um mapa que iguala o PIB de estados dos EUA com países com base em dados de 2013.
O segundo estado com maior PIB é o Texas, comparável à economia australiana, e o terceiro é Nova York, mais ou menos do tamanho da Espanha (ainda com os dados de 2013).
O que fez diferença desde então foi o crescimento. A Califórnia teve a segunda maior taxa do país em 2015 (5,7%), só atrás do Oregon, que registrou 5,9%.
Enquanto isso, a França cresceu apenas 1,1% em 2015 e o Brasil teve uma recessão profunda depois de passar 2014 estagnado.
Vale lembrar que há 39,1 milhões de californianos e 66,4 milhões de franceses, então a conta por habitante acaba sendo bem mais alta no estado americano.
As economias do mundo que saem na frente são, em ordem, Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e o Reino Unido. Esses são os números em termos nominais; em paridade de poder de compra, a China já lidera.
-
1. Prosperidade
zoom_out_map
1/13 (Gabriela Maj/Bloomberg)
São Paulo - O
Catar continua sendo o país do mundo com mais alto
PIB per capita em paridade de poder de compra, de acordo com o último ranking
compilado pela Global Finance Magazine. "Tamanho pequeno, dotação grande de recursos naturais e/ou um sistema bancário altamente desenvolvido parecem ser os ingredientes chave para países que querem atingir altos padrões de vida", diz a revista. Não é um modelo fácil de replicar, especialmente em países de dimensão continental. Os Estados Unidos são a única economia grande e diversa na lista. O ranking também mostra que riqueza e qualidade de vida não são sinônimos. Há países altos na lista mas que tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) relativamente baixo (o próprio Catar é denunciado frequentemente pela falta de direitos dos trabalhadores). Também resta saber até que ponto os países produtores de petróleo vão conseguir sustentar seus níveis de renda com a queda do preço do produto. Veja a seguir os 10 países com maior PIB per capita em PPP, além de sua população e posição no ranking de IDH da Organização das Nações Unidas. Vale lembrar que o PPP usa como base o real custo dos preços e serviços, como se todos os países tivessem uma moeda comum, e não o valor nominal dado pelas taxas de câmbio, que são voláteis e dão um peso desproporcional para quem tem moeda forte.
-
2. 1. Qatar
zoom_out_map
2/13 (Getty Images)
-
3. 2. Luxemburgo
zoom_out_map
3/13 (WolfgangStaudt/Flickr/Creative Commons)
-
4. 3. Singapura
zoom_out_map
4/13 (Getty Images)
-
5. 4. Brunei
zoom_out_map
5/13 (Jim Trodel/Flickr/Creative Commons)
-
6. 5. Kuwait
zoom_out_map
6/13 (Lindsay Silveira/Flickr/Creative Commons)
-
7. 6. Noruega
zoom_out_map
7/13 (Wikimedia Commons)
-
8. 7. Emirados Árabes Unidos
zoom_out_map
8/13 (Jason Alden/Bloomberg)
-
9. 8. Hong Kong
zoom_out_map
9/13 (Sanfamedia / Flickr Commons)
-
10. 9. Estados Unidos
zoom_out_map
10/13 (FLICKR, MIKE WAROT)
-
11. 10. Suíça
zoom_out_map
11/13 (Thinkstock)
-
12. 77. Brasil
zoom_out_map
12/13 (Rodrigo Soldon/Wikimedia Commons)
-
zoom_out_map
13/13 (Jonathan Kirn/Bloomberg News)