Economia

Brasileiro está mais preparado para compra, diz pesquisa

Segundo pesquisa do SCPC, 93% dos consumidores brasileiros estão mais preparados para tomar decisões de compra do que há quatro anos


	Comércio: 84% dos consumidores estão mais conscientes sobre seus direitos e 65% sentem-se mais respeitados pelas empresas
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Comércio: 84% dos consumidores estão mais conscientes sobre seus direitos e 65% sentem-se mais respeitados pelas empresas (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2014 às 11h43.

São Paulo - Pesquisa eletrônica da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), mostrou que 93% dos consumidores brasileiros estão mais preparados para tomar decisões de compra do que há quatro anos.

Participaram do levantamento 967 pessoas, entre os dias 10 de fevereiro e 5 de março. Além disso, o levantamento indicou que, em relação a 2010, 84% dos consumidores estão mais conscientes sobre seus direitos e 65% sentem-se mais respeitados pelas empresas.

A relação com o crédito também evoluiu de forma positiva na opinião dos participantes: 80% declararam que o acesso está mais fácil hoje se comparado há 4 anos, enquanto 20% informaram que está mais difícil.

"A pesquisa mostra um amadurecimento do consumidor, sobretudo em relação ao uso do crédito e ao consumo. E esta evolução pode estar associada a um conjunto de fatores como mais acesso à informação, intensificação de ações de educação financeira por parte de agentes do mercado, e mais oportunidades de planejamento e de controle", afirmou, em nota, Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços.

Segundo Dourado, a sociedade tem promovido o debate sobre essas questões e isso tem gerado mais conscientização. "O consumidor mostra-se cada vez mais protagonista de sua vida financeira, o que é muito saudável", avalia.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoConsumidoresSCPC

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro