Exame Logo

Brasil sobe no ranking de competitividade das nações

País avançou uma posição, ficando no 38º lugar entre os 43 países analisados

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h47.

O Brasil subiu uma posição no ranking de competitividade das nações, apurado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). De acordo com o levantamento, referente ao ano de 2004, o Brasil ocupou a 38ª colocação dentre os 43 países analisados-que representam 95% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

O aumento do comércio internacional, segundo a Fiesp, foi o fator que mais contribuiu para a melhora no ranking, enquanto os quesitos governo (que inclui gastos públicos, carga tributária, inflação e câmbio) e capital (que considera as taxas de juros, spread bancário e crédito ao setor privado) foram as maiores influências negativas.

Veja também

O Brasil somou 21,6 pontos, ficando à frente somente de Indonésia (7,6 pontos), Índia (11,5 pontos), Turquia (14,3 pontos), Colômbia (15 pontos) e Filipinas (16,1 pontos). A liderança do ranking ficou com os Estados Unidos - 93,3 pontos -, seguido pelo Japão, Suécia, Noruega e Cingapura.

Na simulação para o ranking de 2005, feita com 70% dos dados disponíveis e o restante em estimativas, o Brasil manteve o 38º lugar.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame