Economia

Brasil, Índia e África do Sul fecham acordo para fabricação de satélites

De acordo com o presidente Lula serão fabricados dois satélites, um para estudos climáticos e outro para observações da Terra

Para Lula, essa é uma "tarefa inadiável" dos países em desenvolvimento (.)

Para Lula, essa é uma "tarefa inadiável" dos países em desenvolvimento (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília – A fabricação em conjunto de dois satélites foi decidida hoje (15) na reunião do Ibas, fórum de discussão que envolve os chefes de Estado e de governo do Brasil, da Índia e África do Sul, realizada em Brasília. Ainda não há detalhes sobre o preço e as características dos equipamentos nem quando serão implementados. No entanto, os três chefes de Estado se disseram animados com a possibilidade da construção dos satélites.

De acordo com o presidente Lula serão fabricados dois satélites, um para estudos climáticos e outro para observações da Terra."Eles beneficiarão os países do Ibas e outras nações amigas, proporcionando mais ações em matéria de agricultura, transporte e telecomunicações. É o projeto símbolo da nova etapa da nossa parceria".

A ideia também foi elogiada pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma. "A África do Sul está especialmente animada com a proposta de termos os satélites do Ibas. Vemos essa iniciativa como um fator que vai reforçar nossa cooperação em áreas como agricultura, energia, saúde, comércio e transportes".

Além da fabricação dos satélites, disse Lula, foram assinados também acordos trilaterais para ampliar a cooperação em ciência tecnologia e inovação na área de energia solar. O encontro entre os três países serviu ainda para intensificar as articulações para retomada das discussões em torno da Rodada Doha.

Para Lula, essa é uma "tarefa inadiável" dos países em desenvolvimento. "[A retomada da Rodada Doha] nos ajudará a corrigir anomalias existentes no comércio internacional".

Os três presidentes fizeram questão de demonstrar sintonia em temas como a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e sobre necessidade de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Ao final da reunião, Lula entregou aos presidentes da África do Sul e Índia um exemplar do livro Relações de Gênero Sob uma Abordagem Feminista Sul-Sul, elaborado pela Secretaria Especial de Política para as Mulheres. "Esse livro é para o presidente Sing e para o presidente Zuma lerem na viagem de volta aos seus países e não esqueceram nunca mais o compromisso com as mulheres dos nossos países".

A próxima cúpula de chefes de estado do Ibas será realizada em outubro de 2011, na África do Sul.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaÁfricaDados de BrasilÍndiaBrics

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?