Economia

Brasil exportará 50 milhões de toneladas de soja em 2003

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que as exportações de soja chegarão a 50 milhões de toneladas - recorde nacional e volume maior que o exportado pelos Estados Unidos. A informação, divulgada pela Agência Brasil, foi dada pelo ministro durante a abertura do congresso da Associação Internacional de Esmagadores Oleaginosos. Rodrigues afirmou que com […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h29.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que as exportações de soja chegarão a 50 milhões de toneladas - recorde nacional e volume maior que o exportado pelos Estados Unidos. A informação, divulgada pela Agência Brasil, foi dada pelo ministro durante a abertura do congresso da Associação Internacional de Esmagadores Oleaginosos.

Rodrigues afirmou que com o crescimento do plantio de soja está ocorrendo um movimento de vinda de investidores estrangeiros para o Brasil com o objetivo de produzir.

De acordo com um levantamento feito pelo IBGE em fevereiro deste ano, a produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas poderá alcançar 110,922 milhões de toneladas, superando em 14,21% a produção obtida em 2002, que foi de 97,122 milhões de toneladas.

Todas as grandes regiões produtoras apresentam previsão de crescimento da produção. Em relação ao ano anterior, o aumento previsto é da ordem de 3,47% na região Norte, 40,04% na região Nordeste, 3,41% na região Sudeste, 9,97% na região Centro-Oeste e 17,53% na região Sul. Estas regiões respondem, respectivamente, por 2,04%, 8,13%, 13,20%, 31,07% e 45,56% da produção total do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Por que os recordes de arrecadação do governo Lula não animam mais o mercado?

Conta de luz vai aumentar em julho após Aneel acionar bandeira amarela; veja valores

Inflação nos EUA cai ligeiramente em maio a 2,6% interanual, segundo índice PCE

Desemprego cai para 7,1% em maio, menor taxa para o mês desde 2014

Mais na Exame