Economia

Brasil e México disputam direção da OMC

O candidato brasileiro é o embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo e o mexicano é Herminio Blanco, atual ministro de Comércio de seu país


	OMC: o próximo diretor-geral, que será escolhido por meio de pesquisa com os 159 países-membros, vai suceder o francês Pascal Lamy, cujo  mandato termina no fim de agosto
 (©AFP / Fabrice Coffrini)

OMC: o próximo diretor-geral, que será escolhido por meio de pesquisa com os 159 países-membros, vai suceder o francês Pascal Lamy, cujo  mandato termina no fim de agosto (©AFP / Fabrice Coffrini)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2013 às 14h04.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) confirmou hoje que os candidatos do Brasil e México estão na lista final para disputar o cargo de diretor-geral da entidade.

O candidato brasileiro é o embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo e o mexicano é Herminio Blanco, atual ministro de Comércio de seu país.

A princípio, a concorrência incluía também candidatos de Gana, Costa Rica, Indonésia, Nova Zelândia, Quênia, Jordânia e Coreia do Sul.

Blanco está a caminho do Haiti para buscar apoio a sua candidatura de países do Caribe. Azevêdo foi o principal negociador do Brasil na Rodada de Doha e tem também supervisionado negociações com o Mercosul.

O próximo diretor-geral, que será escolhido por meio de pesquisa com os 159 países-membros da OMC, vai suceder o francês Pascal Lamy, cujo segundo mandato termina no fim de agosto. As informações são da Associated Press e Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércioComércio exteriorDados de BrasilMéxicoOMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Economia

Banco Central da China surpreende e corta suas principais taxas de juros

Boletim Focus: mercado eleva projeção do IPCA para 2024 de 4% para 4,05%

Plano Real, 30 anos: Como o plano saiu do papel? Veja 3º episódio da série da EXAME

Congelamento de R$ 15 bi no Orçamento será oficializado nesta segunda

Mais na Exame