BCs da Suíça e Noruega elevam juros, com inflação persistente na Europa
O SNB, como é conhecido o BC suíço, elevou sua principal taxa de juros em 25 pontos-base, a 1,75%. Já o Norges Bank, autoridade monetária norueguesa, aumentou seu juro de forma mais agressiva, em 50 pontos-base, a 3,75%
Agência de notícias
Publicado em 22 de junho de 2023 às 11h06.
Os bancos centrais da Suíça e da Noruega elevaram seus juros básicos nesta quinta-feira, 22, em meio à persistência da inflação na Europa, horas antes de o Banco da Inglaterra (BoE) também anunciar um novo aperto monetário.
O SNB, como é conhecido o BC suíço, elevou sua principal taxa de juros em 25 pontos-base, a 1,75%. Já o Norges Bank, autoridade monetária norueguesa, aumentou seu juro de forma mais agressiva, em 50 pontos-base, a 3,75%.
- BoE eleva juro básico em 50 pontos-base, a 5%, e surpreende parte dos analistas
- Haddad sobre corte da Selic em agosto no Focus: 'Já deveria ter sido em março'
- IGP-M: inflação do aluguel tem deflação na 2ª prévia de junho
- Banco Central Europeu eleva juros em 0,25 ponto percentual, no 8º aumento consecutivo
- Alanis Morissete no Brasil: venda geral para shows começa hoje; veja como comprar
- Dólar ainda deve cair a R$ 4,40 até o fim do ano, diz Goldman Sachs
O BoE definiu seus juros nesta manhã, também em um momento de inflação persistente no Reino Unido. O BC inglês eleveu seus juros em até 50 pontos-base.
Credit Suisse
O SNB também enfatizou hoje a necessidade de que novas medidas sejam implementadas após a crise que levou o Credit Suisse a ser adquirido por seu concorrente suíço UBS, em março. "Medidas precisam fortalecer a resiliência dos bancos, de forma a evitar a perda de confiança sempre que possível e garantir uma ampla gama de opções eficazes para estabilizar, recuperar ou liquidar um banco sistematicamente importante em caso de crise," disse o BC suíço, em relatório sobre estabilidade financeira.