Economia

BCE mantém taxa básica e revisa previsões

A taxa está em 0,75%, o menor nível histórico, em vigor desde julho passado


	O presidente do BCE, Mario Draghi: o BCE prevê que o PIB sofra uma contração de 0,5% este ano, ao invés de 0,3% como se previa anteriormente
 (Daniel Roland/AFP)

O presidente do BCE, Mario Draghi: o BCE prevê que o PIB sofra uma contração de 0,5% este ano, ao invés de 0,3% como se previa anteriormente (Daniel Roland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2013 às 11h44.

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) manteve nesta quinta-feira a taxa básica de juros inalterada, em 0,75%, o menor nível histórico, em vigor desde julho passado, apesar da fragilidade persistente da economia na Eurozona, em um momento de preocupação com a crise política italiana.

Alguns analistas haviam especulado com a possibilidade de uma redução da taxa principal ante a situação na Eurozona, mas a maioria acreditava na manutenção dos status quo, já que uma baixa não beneficiaria os países em dificuldades.

O banco também revisou nesta quinta-feira para baixo suas previsões de crescimento na zona do euro em 2013 e 2014, segundo dados apresentados por seu presidente, Mario Draghi, em coletiva de imprensa.

O BCE prevê que o PIB sofra uma contração de 0,5% este ano, ao invés de 0,3% como se previa anteriormente, e que cresça 1% em 2014, ao invés de 1,2%).

Acompanhe tudo sobre:BCECrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaJurosUnião Europeia

Mais de Economia

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame