Economia

BC quer projeção de IPCA em 4,5% antes de cortar Selic

Segundo fonte da equipe econômica, o Banco Central quer que a expectativa de inflação do mercado convirja para o centro da meta antes de avaliar mudanças


	Banco Central: pesquisa Focus mostra que a projeção de analistas para a inflação medida pelo IPCA é de 8,26% ao fim de 2015
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Banco Central: pesquisa Focus mostra que a projeção de analistas para a inflação medida pelo IPCA é de 8,26% ao fim de 2015 (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2015 às 20h21.

O Banco Central quer que a expectativa de inflação do mercado convirja para o centro da meta e se consolide neste nível antes de avaliar mudanças na direção da política monetária, disse pessoa próxima à equipe econômica.

A pesquisa Focus mostra que a projeção de analistas para a inflação medida pelo IPCA é de 8,26% ao fim de 2015, e de 5,6% em 2016.

A equipe econômica vê como prematura a previsão de alguns analistas de que o BC poderia reduzir a taxa Selic já em janeiro, segundo essa pessoa, que pediu anonimato.

Para o BC, as projeções de IPCA do mercado estão pressionadas por dois fatores: a própria inércia, pois o IPCA acumula alta de 8,22% nos últimos 12 meses até meados de abril; e a impacto da inflação de serviços, que foi pressionada nos últimos anos pela queda do desemprego.

O mercado de DI futuro mostra que operadores apostam no BC elevando a Selic para 13,75% em junho e para 14% em julho.

A reversão da alta da Selic poderia começar em meados de 2016, de acordo com o mercado de DI.

Acompanhe tudo sobre:PreçosMercado financeiroEstatísticasInflaçãoIPCAIndicadores econômicosBanco Central

Mais de Economia

Governo altera projeção de alta do IPCA em 2026 de 3,7% para 4,5%

IBC-Br: prévia do PIB cai 0,7% em março de 2026

Focus eleva projeção de Selic de 13,00% para 13,25% em 2026

Petróleo a US$ 100 por guerra no Irã eleva apostas em pausa de cortes da Selic