Economia

Banco central japonês mantém juros em 0,1% ao ano

Por Clarissa Mangueira Tóquio - O comitê de política monetária do Banco do Japão (BOJ, o banco central do país) decidiu hoje, em votação unânime, manter a taxa de juros em 0,1% ao ano, enquanto experimenta formas alternativas de fazer com que as instituições financeiras liberem dinheiro. O BC japonês disse que não vai tolerar […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Por Clarissa Mangueira

Tóquio - O comitê de política monetária do Banco do Japão (BOJ, o banco central do país) decidiu hoje, em votação unânime, manter a taxa de juros em 0,1% ao ano, enquanto experimenta formas alternativas de fazer com que as instituições financeiras liberem dinheiro. O BC japonês disse que não vai tolerar que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do país fique igual ou abaixo de zero, numa aparente elevação do tom de sua retórica contra a deflação. O BOJ também afirmou que as previsões dos membros de seu comitê para a inflação anual giram em torno de 1%.

Ao anunciar a decisão sobre a taxa de juros, o BC disse que vai implementar a política monetária tendo em vista sua posição em relação aos preços e ao mesmo tempo avaliando vários fatores de risco, inclusive os desequilíbrios financeiros. A autoridade monetária afirmou, no entanto, que mantém suas estimativas econômicas para o mês de dezembro, declarando que a economia japonesa está se recuperando graças a várias medidas de política monetária adotadas no país e no exterior. As informações são da Dow Jones.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo

Banco Central muda comunicado e sinaliza para corte da Selic em março