Economia

Aumento do salário mínimo pode afetar lucro das empresas

Apesar disso, Obama acrescentou que as companhias norte-americanas estão obtendo ganhos importantes e precisam de consumidores com dinheiro para gastar


	Dólar: "empresários precisam se preocupar em fazer com que os consumidores tenham dinheiro na carteira", disse Obama
 (SXC.HU)

Dólar: "empresários precisam se preocupar em fazer com que os consumidores tenham dinheiro na carteira", disse Obama (SXC.HU)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 06h54.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na quinta-feira que aumentar o salário mínimo, conforme ele propôs, pode diminuir o lucro das empresas, mas acrescentou que as companhias norte-americanas estão obtendo ganhos importantes e precisam de consumidores com dinheiro para gastar.

"Pode ter algum impacto modesto nos lucros", disse ele em uma sessão de perguntas e respostas online realizada pelo Google+.

"Mas o ponto da questão é que, se vamos ter uma sociedade com a prosperidade difundida, esses mesmos empresários precisam se preocupar em fazer com que os consumidores tenham dinheiro na carteira", afirmou.

Os lucros das empresas norte-americanas atingiram recordes, beneficiados pela retomada da produtividade, disse Obama. Ao mesmo tempo, os salários e ganhos dos trabalhadores permaneceram estagnados, de acordo com o presidente.

"Há muitos países que estão competindo muito bem --alguns dos nossos maiores competidores, países como Alemanha, por exemplo-- que tiveram pagamentos maiores e crescimento dos ganhos", disse.

Em seu discurso do Estado da União na terça-feira, Obama pediu ao Congresso para aumentar o salário mínimo para 9 dólares por hora dos atuais 7,25 dólares. Esse aumento retiraria muitos trabalhadores da linha da pobreza e ao mesmo tempo elevaria o gasto dos consumidores, um componente-chave para o crescimento econômico, disseram Obama e assessores.

Alguns economistas criticaram a proposta de Obama, afirmando que vai prejudicar os trabalhadores sem capacitação ao reduzir as contratações. A proposta também enfrenta resistência da Câmara dos Deputados, controlada pelos republicanos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricosSalário mínimo

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame