Argentina: BC define nova taxa como juros de referência e a coloca em 100%
Autoridade monetária apontou que sua principal ferramenta de absorção de excedentes monetários serão as operações de recompra passivas
Agência de notícias
Publicado em 19 de dezembro de 2023 às 14h00.
Última atualização em 19 de dezembro de 2023 às 14h01.
O banco Central da Argentina (BCRA) anunciou que irá determinar a taxa de passivos de 1 dia como sua taxa de referência da política monetária, agora em 100%, e não mais as Letras de Liquidez, conhecidas como Leliqs.
Ainda, a autoridade monetária apontou que sua principal ferramenta de absorção de excedentes monetários serão as operações de recompra passivas.
O BC também estabeleceu em 110% ao ano a taxa de juros mínima de prazo fixo. "Ao centralizar suas operações em um único instrumento, e ao ser sua taxa de política a única de referência se busca deixar os sinais da política monetária e fortalecer sua transmissão ao resto das taxas da economia", indicou o BC, em nota.
A mudança das Leliqs já era promessa de campanha do atual presidente do país, Javier Milei , que afirmou a taxa estava atualmente com preços muito baixos e retornos muito elevados. Antes da extinção, a taxa da Leliq estava em 133%.