Economia

Área consultiva tributária busca advogados com experiência

São Paulo – No segundo trimestre deste ano foi registrado um aumento de 53% no volume de operações de fusão e aquisição no mercado brasileiro segundo relatório do Indicador de Fluxo de Negócios da IntraLinks, divulgado no último dia 17. Em 12 meses, a alta é de 167% no fluxo de transações se comparado com […]

Escritório (stock.XCHNG)

Escritório (stock.XCHNG)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2011 às 16h23.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 11h51.

São Paulo – No segundo trimestre deste ano foi registrado um aumento de 53% no volume de operações de fusão e aquisição no mercado brasileiro segundo relatório do Indicador de Fluxo de Negócios da IntraLinks, divulgado no último dia 17. Em 12 meses, a alta é de 167% no fluxo de transações se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Uma tendência constatada pelo estudo é o aumento em negócios realizados com a ajuda de consultores, favorecendo os serviços de diversos consultores financeiros e jurídicos. Os advogados especializados na área consultiva tributária estão valorizados no mercado de capitais e fusões e aquisições, devido à necessidade da análise das questões tributárias nessas operações.

“Um advogado com experiência em big four, empresas de consultoria e auditoria e um perfil mais contábil é o que o mercado está buscando”, define Mariana Horno, gerente da divisão de Legal da Robert Half. Ela acrescenta que há oportunidades para bons tributaristas em bancos, empresas, e escritórios de advocacia, que fazem serviço terceirizado para empresas.

Além da formação de bacharel em direito, para atuar nessa área, o profissional com formação em contabilidade se destaca. E, além da experiência, uma pós-graduação na área tributária é bem vinda. “O advogado precisa ser muito criativo. Pois é preciso adaptar o conhecimento teórico à atividade da empresa e criar soluções”, explica Mariana.

Gostar de estudar também é um fator relevante, pois a legislação tributária muda muito e é necessário conhecimento aprofundado do direito constitucional. “Um ponto primordial é saber ler relatório de auditoria e balanços da empresa. Resumindo, ter facilidade com números”, resume Mariana.

De acordo com a tabela salarial da Robert Half, um advogado júnior em escritório de pequeno porte tem salário inicial de 3,5 mil a 5 mil reais e um sênior, entre 7,2 mil e 12 mil reais. Em uma empresa de grande porte, o salário sobe para entre 10 mil a 16 mil reais.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosMercado de trabalhoprofissoes-em-altavagas-de-emprego

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor