EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 2 de dezembro de 2009 às 07h51.
Por Susan Fenton
HONG KONG (Reuters) - As bolsas de valores da Ásia encerraram a quarta-feira em alta, com os investidores em busca de ativos com maior retorno à medida em que enfraquecem os temores sobre a dívida de Dubai.
O novo recorde do ouro também animava o mercado, assim como um dado norte-americano da véspera: a maior alta em três anos e meio das vendas pendentes de moradias.
O índice MSCI da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,06 por cento, a 412 pontos.
"Com os investidores mais seguros de que os temores sobre Dubai continuam a diminuir e com as preocupações econômicas aliviadas por sólidos dados dos Estados Unidos, os mercados estão passando por uma retomada mais significativa hoje", disse Choi Seong-lak, analistas do SK Securities em Seul.
A bolsa de TÓQUIO teve alta de 0,38 por cento, para 9.608 pontos, o maior fechamento em duas semanas.
A pesquisa Reuters Tankan mostrou que a confiança dos manufatureiros japoneses aumentou para o maior patamar em um ano. As ações de montadoras de veículos também ajudaram a bolsa, após dados mostrarem que as vendas de veículos nos Estados Unidos aumentaram em novembro, em mais um sinal de recuperação econômica.
A Nissan Motor subiu 2,5 por cento e a Toyota Motor, 1,1 por cento.
A alta do mercado japonês, no entanto, foi contida pela ação mais contida que o esperado do banco central, que na véspera anunciou que oferecerá 10 trilhões de ienes em recursos de três meses à taxa fixa de 0,1 por cento.
Em SYDNEY, a bolsa subiu 0,92 por cento, para 4.762 pontos. O ânimo veio também da alta das commodites pela manhã.
A mineradora de cobre Kagara saltou 7 por cento e a mineradora de ouro Newcrest Mining, 5 por cento, após o metal marcar novo recorde de alta acima de 1.200 dólares a onça.
Em HONG KONG, a bolsa teve ganho de 0,80 por cento, a 22.289 pontos, e em XANGAI houve alta de 1,06 por cento, a 3.269 pontos.
Em SEUL, o índice ganhou 1,4 por cento, a 1.591 pontos. CINGAPURA encerrou em alta de 0,94 por cento, a 2.796 pontos, e TAIWAN se valorizou em 0,37 por cento, a 7.677 pontos.