Economia

Vendas de máquinas agrícolas têm recorde para janeiro

As vendas aumentaram 32,6 por cento em janeiro de 2013 contra o mesmo mês de 2012


	Máquina agrícola: preços elevados de grãos como soja e milho contribuem para o bom momento do agronegócio no país
 (Adalberto Roque/AFP)

Máquina agrícola: preços elevados de grãos como soja e milho contribuem para o bom momento do agronegócio no país (Adalberto Roque/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2013 às 15h20.

São Paulo - As vendas de máquinas agrícolas do Brasil no mês passado somaram 5.859 unidades, registrando um recorde para meses de janeiro, no embalo do bom momento que vive o agronegócio brasileiro, segundo a Anfavea, associação que representa os fabricantes.

As vendas de máquinas em janeiro tiveram alta de 2,3 por cento na comparação com dezembro e de 32,6 ante um ano atrás, informou a Anfavea nesta quarta-feira.

Em 2012, as vendas de máquinas agrícolas pelas montadoras já haviam atingido recorde, com alta de 6,2 por cento ante o ano anterior, impulsionadas pela oferta de crédito do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), do governo federal.

"Confirma o bom momento que temos visto desde setembro, quando o governo reduziu o juro do PSI... Reflete também o excelente momento vivido pelo agronegócio brasileiro", afirmou a jornalistas o diretor da Anfavea Milton Rego, comentando os resultados de janeiro.

Os produtores de grãos do Brasil, especialmente soja e milho, estão desde o ano passado comercializando em um mercado com preços historicamente elevados, impulsionados por uma quebra de safra nos Estados Unidos, com a pior seca a atingir o país em mais de meio século.

Embalados pelos bons retornos --a lucratividade da soja, por exemplo, deve ser recorde--, produtores plantaram na temporada 2012/13 a maior área já vista de soja, cuja colheita está em desenvolvimento. Os agricultores também esperam uma safra abundante de milho.

A produção de máquinas em janeiro somou 6.133 unidades, alta de 6,1 por cento sobre dezembro, mas queda de 9,5 por cento na comparação anual, disse a Anfavea.

As exportações de máquinas agrícolas do país somaram 200,42 milhões de dólares, alta de 25 por cento sobre dezembro, mas queda de 39,5 por cento ante janeiro do ano passado --em unidades, as vendas externas somaram 817 máquinas.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAgronegócioAnfaveaMáquinas agrícolasTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor