Android One é aposta para celulares nos mercados emergentes
Iniciativa procura lançar no mercado smartphones de baixo custo para controlar a expansão destes dispositivos nos países em desenvolvimento
Da Redação
Publicado em 25 de junho de 2014 às 15h19.
São Francisco - O Google apresentou nesta quarta-feira o Android One, uma iniciativa que procura lançar no mercado smartphones de baixo custo com sistema operacional Android para controlar a expansão destes dispositivos nos países em desenvolvimento.
Na conferência anual de desenvolvedores Google I/O que a companhia realiza hoje e amanhã em São Francisco (Califórnia), o vice-presidente sênior de Android, Chrome e Apps, Sundar Pichai, de origem indiana, apresentou o Android One, projetado para chegar 'ao próximo bilhão de usuários' de smartphones.
O Google, em cuja estratégia de futuro tem um papel destacado o mercado indiano, anunciou o lançamento dos primeiros telefones de baixo custo de Android One para o próximo outono (hemisfério norte) na Índia, onde já tem acordos com os fabricantes Karbonn, MicroMax e Spice para a produção destes aparelhos.
Os primeiros modelos destes telefones de baixo custo de Android terão uma tela de 4,5 polegadas, rádio FM, cartão SD e atualizações automáticas do sistema operacional, e custarão menos de US$ 100.
'Atualmente temos um bilhão de usuários diários de Android no mundo todo, que consultam seu telefone 100 bilhões de vezes ao dia. O desafio agora é chegar, com telefones acessíveis, ao seguinte bilhão', disse Pichai.
A conferência de desenvolvedores do Google acontece com quase um mês de diferença da de seu rival Apple - realizada no começo de junho - e, como a da Apple, foi feita no centro Moscone de San Francisco, onde se reúnem cerca de 6.000 pessoas a cada ano para presenciar as últimas novidades da empresa com sede em Mountain View (Califórnia).