Economia

Agroconsult reduz safra de soja do país; eleva a de milho

A previsão de safra de soja do Brasil 2011/12 foi para 69,9 milhões de toneladas

Redução ocorre com a seca no Sul do Brasil (Antônio Milena/Veja)

Redução ocorre com a seca no Sul do Brasil (Antônio Milena/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2012 às 12h45.

Londrina - A consultoria Agroconsult reduziu a sua previsão de safra de soja do Brasil 2011/12 para 69,9 milhões de toneladas em meio à seca no Sul do Brasil, ante 71 milhões de toneladas na estimativa do início de fevereiro, informou um analista à Reuters.

Já a colheita total de milho do Brasil 11/12 foi prevista em 63,7 milhões de toneladas, ante 61 milhões de toneladas na previsão de janeiro, com incremento da área plantada da segunda safra.

Segundo o analista André Debastiani, que integra a equipe 4 do Rally da Safra, expedição que está nesta semana percorrendo lavouras da região Sul, a redução na previsão da safra de soja é fruto da estiagem que se inciou em dezembro e se estendeu até fevereiro.

"Esta região (norte do Paraná) ainda não é a mais afetada pela seca, mas sofreu condições muito desiguais, entre chuva e seca", disse Debastiani à Reuters.

"A realidade é que a safra foi prejudicada e algumas perdas são irreversíveis", acrescentou ele. O Rally da Safra é promovido pela Agroconsult.

Já o aumento da previsão para o milho se deve à verificação de uma área plantada na segunda safra maior do que a prevista inicialmente, afirmou.

A Agroconsult estima a chamada safrinha em 27,1 milhões de toneladas.

Depois de passar por áreas agrícolas mais beneficiadas pelo clima no Centro-Oeste, que devem apresentar boas produtividades, a equipe do Rally da Safra retoma nesta semana viagem pelo Sul do Brasil, para avaliar o impacto da estiagem.

A equipe 4 do Rally da Safra partiu nesta segunda-feira de Londrina, norte do Paraná, e passará pelo centro do Estado, até o município de Ponta Grossa. Depois seguirá por Santa Catarina até o Rio Grande do Sul, na próxima semana.

O Paraná é o segundo maior produtor de soja do Brasil, atrás de Mato Grosso, e registrou produtividade média recorde de 54 sacas por hectare no ano passado. Mas nesta temporada a consultoria já trabalha com rendimento de cerca de 45 sacas por hectare.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAmérica LatinaCommoditiesDados de BrasilDesastres naturaisMilhoSojaTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor