Economia

Aéreas dos EUA têm o menor número de voos em 10 anos

As decolagens não eram tão baixas desde 2002, quando totalizaram 5,27 milhões

A FAA supervisiona as operações de tráfego aéreo dos Estados Unidos em mais de 400 aeroportos (Kevork Djansezian/Getty Images/AFP)

A FAA supervisiona as operações de tráfego aéreo dos Estados Unidos em mais de 400 aeroportos (Kevork Djansezian/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 16h11.

São Paulo - As companhias aéreas norte-americanas operaram em 2011 o menor número de voos desde que os ataques em Nova York e Washington abalaram as viagens de avião e contribuíram para a pior crise da indústria, mostraram dados do governo nesta terça-feira.

O Departamento de Transportes afirmou que as principais companhias, as suas principais concorrentes de baixo custo e as maiores companhias aéreas regionais registraram 6,08 milhões de partidas no ano passado. As decolagens não eram tão baixas desde 2002, quando totalizaram 5,27 milhões.

O número total de voos vem caindo desde 2008, quando a recessão prejudicou a demanda por viagens. Mais recentemente, os preços dos combustíveis teimosamente elevados levaram as companhias aéreas a cortar ainda mais a capacidade para reduzir custos e manter tarifas mais elevadas.

Os números foram divulgados no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sancionou uma lei que prevê 63 bilhões de dólares em financiamento garantido à Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) até 2015.

A FAA supervisiona as operações de tráfego aéreo dos Estados Unidos em mais de 400 aeroportos.

A medida aprovada pelo Congresso na semana passada também inclui o financiamento dos próximos passos para transformar a rede de tráfego aéreo de um sistema baseado em radares para um baseado em satélites.

Apoiadores dizem que a mudança vai permitir mais voos, melhor estabelecimento de rotas e menos atrasos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSetor de transportePaíses ricosEstados Unidos (EUA)Aviaçãocompanhias-aereasAmerican Airlines

Mais de Economia

Qual será o valor do salário mínimo em 2026?

Selic vai cair em janeiro? Mercado foca no comunicado do Copom

Banco Europeu destina 300 milhões de euros para modernizar rede elétrica da Bahia

IPCA de novembro acelera e fecha em 0,18% após queda em outubro