7 coisas que o Chile tem e o Brasil não tem
Adversário do Brasil nas oitavas de final tem personagens como Neruda e Pinochet em sua história e economia com perfil radicalmente diferente da nossa
João Pedro Caleiro
Publicado em 28 de junho de 2014 às 08h43.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h08.
São Paulo - O Chile tem uma economia aberta, com juros baixos, muito investimento e crescimento vigoroso - o exato oposto da nossa. Parece um bom modelo, mas é difícil comparar dos países de tamanhos e perfis tão diferentes - especialmente levando em conta a dependência que o Chile tem de um só produto. Veja 7 coisas que o Chile tem e o Brasil não tem - na economia, geografia, história e arte:
Enquanto a taxa de investimento como participação do PIB no Brasil não consegue sair da faixa de 18%, a do Chile gira em torno de 25% já faz algum tempo. Uma das consequências é que nosso vizinho cresceu a uma média de 5,1% anuais nos últimos 3 anos, enquanto o Brasil ficou em 2%.
Em se tratando de cobre, nenhum país chega perto das 5 milhões de toneladas que o Chile produz por ano (e das 190 milhões em reservas que o país ainda tem para explorar). No entanto, a importância do produto acaba tornando o país vulnerável às flutuações de preço e aos humores da demanda chinesa.
Até pelo seu foco em um produto, o Chile celebrou o maior número de acordos de livre-comércio do planeta: 22, com 60 países, incluindo China e EUA. Somadas, importações e exportações são mais de 68% do PIB chileno, o que torna a economia do país uma das mais abertas do mundo. No Brasil, essa taxa é de 26%.
Há duas semanas, o Banco Central do Chile decidiu manter a taxa de juros do país em 4%. A última reunião do Comitê de Política Monetária do nosso Banco Central também resolveu não mexer na Selic - que está em 11%. Ao contrário do nosso, o BC no Chile é formalmente independente, mas as razões para o contraste tem mais a ver com diferenças estruturais e na taxa de inflação acumulada: 4,3% por lá e 6,3% por aqui.
Augusto Pinochet chegou ao poder por um golpe militar e governou o Chile entre 1974 e 1990, período em que foi responsável pelo desaparecimento de 3 mil pessoas e a tortura de outras milhares, segundo a Anistia Internacional. Em 1998, ele estava em Londres quando foi preso por ordem de um juiz espanhol, que pediu sua extradição com base na legislação internacional de crimes contra a humanidade. O caso se arrastou e Pinochet acabou liberado por razões médicas para voltar ao Chile, onde morreu em 2006.
Repleta de vulcões (outra coisa que o Brasil não tem), a Cordilheira dos Andes é a maior formação do tipo no mundo e atravessa 7 países do norte ao sul do continente. Ela é responsável por algumas populares estâncias de esqui no Chile, como Valle Nevado, mas seu ponto de maior altura, o Aconcágua, fica na vizinha Argentina .
Pablo Neruda é um dos poetas em língua espanhola mais populares e reconhecidos da história, com uma obra que vai do erotismo e do amor romântico até narrativas épicas e de ativismo político. Ele venceu o prêmio Nobel de Literatura em 1971 e morreu de câncer na próstata no dia 23 de setembro de 1973 - duas semanas depois da morte do seu amigo Salvador Allende e do golpe.