Tese de pós-doutorado e cadeira de rodas de Stephen Hawking vão a leilão

Valor da cadeira, que tem preço estimado de quase 19 mil dólares, será doado para caridade
Leilões para caridade: dinheiro arrecadado com venda de cadeira de rodas será doado (Frederick M. Brown/Getty Images)
Leilões para caridade: dinheiro arrecadado com venda de cadeira de rodas será doado (Frederick M. Brown/Getty Images)
G
Gustavo Gusmão

Publicado em 23/10/2018 às 05:55.

Última atualização em 23/10/2018 às 19:39.

São Paulo — Uma casa de leilões britânica colocou à venda alguns pertences do lendário físico Stephen Hawking — entre eles, uma de suas cadeiras de rodas e um exemplar de sua tese de pós-doutorado sobre as origens do universo. A cadeira tem preço estimado de quase 20 mil dólares (mais de 73 mil reais), enquanto o livro, uma das cinco cópias de "Properties of Expanding Universes", chega a quase 195 mil dólares (mais de 720 mil reais).

Ao todo, estão no leilão 22 itens que pertenceram a Hawking, segundo reportagem da Associated Press. Os valores obtidos com da cadeira de rodas serão doados pela casa, a Christie, a duas instituições de caridade: a Stephen Hawking Foundation e a Motor Neurone Disease Association, grupo que atende pessoas que sofrem com esclerose lateral amiotrófica, mesma doença que afetou o físico.

Dos pertences anunciados, o mais relevante deles para a história talvez seja a tese de pós-doutorado. "Properties of Expanding Universes" foi publicada em 1966 e, nela, Hawking explora e examina alguns dos aspectos da expansão do universo.

O texto completo foi liberado na web em 2017, há exatamente um ano. Ao fazer isso, o físico, ainda vivo, disse que queria "inspirar pessoas a olhar para as estrelas, e não para o chão, e para pensar sobre nosso lugar no universo e tentar encontrar algum sentido no cosmo". O livro em leilão é um dos poucos exemplares impressos originais e tem a assinatura do autor.